7 dias com os media

#7diascomosmedia

#7diascomosmedia2024

#gilm

“7 DIAS COM OS MEDIA” é uma operação nacional anual que pretende sensibilizar para o papel e lugar que os media ocupam no quotidiano dos indivíduos e das sociedades.

 

Todos os interessados em participar terão de desenvolver uma iniciativa, individual ou em grupo, que se relacione com o universo dos media; pode ser uma conferência ou webinar; os conteúdos podem ser texto, vídeo ou áudio; poderão inspirar-se nas iniciativas registadas das edições anteriores ou ser inovador.

 

O importante é participar!

7 Dias com os Media 2024

“Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra” é o tema para a 12.ª edição da Operação “7 Dias com os Media“, que decorre de 3 a 9 de maio de 2024. O GILM, promotor da iniciativa, encoraja vivamente a participação ativa de todos. É uma nova oportunidade para enriquecer o debate e a compreensão em torno do papel dos media, através do desenvolvimento e partilha de projetos e iniciativas que promovam uma utilização consciente e responsável dos media.

O poder dos media em moldar perceções e narrativas é imenso. A natureza instantânea e viral da internet significa que a guerra comunicacional é agora amplificada e, em alguns casos, distorcida nos e pelos meios de comunicação social e redes sociais, influenciando fortemente a opinião pública. Este poder dos media, se mal utilizado, alimenta o ódio, a desinformação e a polarização, contribuindo para intensificar conflitos e semear divisão, a pretexto da liberdade de expressão.

Os media também têm o poder de atuar como agentes de paz, promovendo o diálogo, a compreensão e a tolerância. Com as redes sociais, todos podemos amplificar discursos de paz, mas também agravar conflitos ao difundir desinformação ou mensagens de ódio. Por isso, é essencial que todos aprendamos a ser críticos com o que consumimos e partilhamos, promovendo o respeito pelos direitos humanos e criando comunidades mais unidas e informadas.

– Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz

– O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz

– Padrões éticos e responsabilidade no campo dos media

– A construção de narrativas falsas sobre conflitos pela desinformação e propaganda online

– Inteligência artificial e manipulação da realidade

– O radicalismo e polarização das sociedades

– Discursos de ódio nas redes sociais

-Os limites da liberdade de expressão em democracia

– A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online

Saiba mais, aqui.

Conheça os Nossos Embaixadores

A operação 7 dias com os Media 2024 decidiu contar com a participação daqueles
que decidiu chamar “Embaixadores 7 dias com os Media 2024”.

Miriam Andrade e Rafaela Teixeira

Criadoras de conteúdo do ENTR

Regina Duarte

Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 e Membro do Conselho Consultivo do GILM

Pedro Brinca

Assessor do Secretário de Estado da Comunicação Social em Timor-Leste

Luisa Ribeiro Lopes

Presidente do Conselho Diretivo do .PT
Membro do conselho consultivo do GILM

David Xavier

Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros e Membro do Conselho Consultivo do GILM

Pedro Brinca

Assessor do Secretário de Estado da Comunicação Social em Timor-Leste

André Sendim

Presidente ESCS e Membro do Conselho Consultivo do GILM

Manuela Silva

Coordenadora Nacional da RBE e Membro do Conselho Consultivo do GILM

Isabel Baptista

Departamento de Desenvolvimento e Inovação do CNCS e Membro do Conselho Consultivo do GILM

António Mateus

Escritor Biógrafo Nelson Mandela

David Xavier

Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros e Membro do Conselho Consultivo do GILM

João Lopes​

Líder Digital

Os Embaixadores 7 Dias com os Media são convidados que se juntam à edição deste ano para apoiar a divulgação da operação, dos seus objetivos e para ajudar a explorar, entre outras, a temática que o GILM decidiu destacar, ou seja, “Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra”.