WhatsApp Image 2024-01-19 at 09.43.14

 “Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra” é o tema para a  12.ª edição da Operação “7 Dias com os Media“, que decorre de 3 a 9 de maio de 2024. O GILM, promotor da iniciativa, encoraja vivamente a participação ativa de todos. É uma nova oportunidade para enriquecer o debate e a compreensão em torno do papel dos media, através do desenvolvimento e partilha de projetos e iniciativas que promovam uma utilização consciente e responsável dos media.

A era digital trouxe consigo a democratização do acesso à informação, mas também expôs as sociedades à radicalização e à polarização das opiniões, alimentando sentimentos de medo, insegurança e incerteza.

Este fenómeno é evidenciado nos conflitos na Ucrânia e na Palestina, que transcendem o campo de batalha físico, assumindo uma nova dimensão – a guerra comunicacional,que se desenrola tanto nos territórios em disputa quanto nas esferas digitais e mediáticas de todo o mundo. 

Em Portugal a guerra comunicacional é visível em temas fraturantes (política, desporto, identidade de género, entre outros), mas também em debates do quotidiano, que contribuem para o radicalismo e polarização da sociedade.

O poder dos media em moldar perceções e narrativas é imenso. A natureza instantânea e viral da internet significa que a guerra comunicacional é agora amplificada e, em alguns casos, distorcida nos e pelos meios de comunicação social e redes sociais, influenciando fortemente a opinião pública. Este poder dos media, se mal utilizado, alimenta o ódio, a desinformação e a polarização, contribuindo para intensificar conflitos e semear divisão, a pretexto da liberdade de expressão.

Os media também têm o poder de atuar como agentes de paz, promovendo o diálogo, a compreensão e a tolerância. Com as redes sociais, todos podemos amplificar discursos de paz, mas também agravar conflitos ao difundir desinformação ou mensagens de ódio. Por isso, é essencial que todos aprendamos a ser críticos com o que consumimos e partilhamos, promovendo o respeito pelos direitos humanos e criando comunidades mais unidas e informadas.

Estes são alguns tópicos para reflexão, mas são bem vindas todas as ideias e temáticas relacionadas com a literacia mediática e com os diferentes tipos de media (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet, Redes Sociais, Videojogos…). Nos 7 dias com os Media existe abertura para receber todos os contributos que ajudem a refletir sobre os média e a importância da literacia mediática.

– Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz

– O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz

– Padrões éticos e responsabilidade no campo dos media

– A construção de narrativas falsas sobre conflitos pela desinformação e propaganda online

– Inteligência artificial e manipulação da realidade

– O radicalismo e polarização das sociedades

– Discursos de ódio nas redes sociais 

-Os limites da liberdade de expressão em democracia

– A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online

 

 

Atividades/Projetos registados em 2023

Serviço Público de Media e Literacia Mediática

Promotor: Rádio e Televisão de Portugal: Núcleo Museológico e Apoio ao Serviço Público 

 

Resumo: O Núcleo Museológico e Apoio ao Serviço Público (NMASP) divulga, junto do público escolar, a importância do
serviço público para a literacia mediática, nomeadamente no que decorre da atividade da RTP em geral e da Área
Museológica da RTP em particular.
O programa incluí uma apresentação por parte do Diretor do Núcleo Museológico e Apoio ao Serviço Público da
RTP, seguida de Visita à Coleção Museológica da RTP, em que será realizada atividade no estúdio virtual de
televisão. 

 

Data: 4 de maio de 2023

 

 

NewStories Channel - Traditional Media & New Media

Promotor:Equipa do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia)

Resumo: No âmbito das atividades previstas no projeto NewStories Channel procura-se promover o conhecimento do universo dos diversos meios de comunicação (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet, Redes Sociais, Videojogos…) contribuindo para uma maior capacitação da comunidade educativa em relação aos media. 

Em articulação com a disciplina de Português os alunos de duas turmas do 9.º ano elaboraram comentários sobre o tema que transformaram em podcasts. Os trabalhos fizeram também parte de uma exposição online e onsite na biblioteca da escola. A apresentação é interativa. Para acederes a todos os conteúdos deverás clicar nas diversas ligações de cada slide. 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: https://view.genial.ly/644851ae1115360014606559/interactive-content-8-dias-com-os-media-newstories-channel

Data: 3 a 9 de maio de 2023

Vamos observar o telejornal

Promotor: Equipa do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia)

 

Resumo: Com a quantidade de informação disponível nos diversos meios de comunicação, é importante que os alunos desenvolvam competências críticas para filtrar e avaliar as notícias que consomem e tornarem-se jovens informados e participativos. No âmbito das atividades previstas no projeto NewStories Channel, associando-se à operação 7 dias com os media, os alunos das turmas do 6.º ano com os professores de Português e Cidadania, observaram, selecionaram e comentaram pequenas peças de telejornal com a colaboração dos pais e Encarregados de Educação. Os trabalhos fazem parte de uma exposição sobre a importância do jornalismo realizada em simultâneo com os alunos do 9.º ano.

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: Vamos observar o telejornal (genial.ly)

 

Data: abril e maio de 2023

Parar para pensar sobre IA e os algoritmos

Promotor:Joana Rita Sousa – Filocriatividade

 

Resumo: A literacia mediática tem sido uma das preocupações presente nas propostas de diálogo da
filocriatividade. O tema é comum nos diálogos com crianças e com jovens, sobretudo quando
surgem questões sobre “como sabemos o que sabemos?” ou “o que é a verdade?” ou “como é que
escolhemos as fontes de informação?”.
O tema da Inteligência Artificial (IA) importa e interessa a cada um de nós: afinal, o que é? É uma
coisa do futuro ou já está entre nós? Que preocupações éticas? E o algoritmo, que elemento
misterioso é esse? Como é que os enviesamentos se manifestam nos algoritmos das redes sociais?
De 3 a 9 de maio de 2023 a filocriatividade irá partilhar conteúdos no blog e nas suas redes sociais
que contribuam para esclarecer e provocar a comunidade a parar para pensar nestas temáticas.

 

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: 7 dias com os Media 2023 – filocriatividade | filosofia e criatividade (sapo.pt)

 

Data: 3 a 9 de maio de 2023

Conceção teísta de Deus: discussão com o apoio do ChatGPT

Promotor:Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria (Cantanhede)

 

Resumo: A partir da conceção teísta de Deus, os alunos, na aula de Filosofia, definem uma estratégia de interação com o ChatGPT com o objetivo de obter a melhor informação possível para a discussão cogência de argumentos clássicos sobre a existência de Deus. O registo dos resultados, que implica um balanço reflexivo sobre o trabalho desenvolvido, é acompanhado pela professora na Google Drive. A descrição da atividade, e respetivo balanço pedagógico, serão apresentados em tarde de partilha de práticas no âmbito do PADDE, coorganizada pela equipa PADDE e a Biblioteca Escolar. O trabalho será também apresentado na sessão final do III Encontro de Educação em Cantanhede (janeiro a julho de 2023), subordinado ao tema “Escrita e leitura digital” e que decorrerá a 8 de julho.

 

 

Data: 28.04.2023 18.05.2023 08.08.2023

Joe meets ChatGPT

Promotor: Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria (Cantanhede)

 

Resumo: A partir do conto de Isaac Asimov, os alunos interagem com o ChatGPT, em conversa ou roleplay, e produzem um trabalho final com o resultado da interação (disciplina de Inglês; atividade planificada com a BE). A descrição da atividade, e respetivo balanço pedagógico, serão apresentados em tarde de partilha de práticas no âmbito do PADDE, coorganizada pela equipa PADDE e a Biblioteca Escolar.

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: Joe e ChatGPT – Google Drive

 

Data: 18 de maio de 2023

 

Inteligência Artificial: o que dizem os algoritmos?

Promotor: Biblioteca Escolar/Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (Oliveira do Bairro)

 

Resumo: Sessões de capacitação, informação e reflexão com os alunos do 2º ciclo, na biblioteca escolar, dedicadas à temática da Operação 7 dias com os media 2023.

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: (13) Facebook

 

Data: 3 a 17 de maio de 2023

 

Encontros sobre os media para miúdos e graúdos: Como gerir a desinformação?

Promotor:APEE Paula Vicente e 4Change em colaboração com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

 

Resumo: A APEE Paula Vicente está a dar início a um ciclo de encontros com a comunidade educativa (dos mais jovens às famílias, educadores, vizinhanças e instituições da comunidade) sobre Literacia para os média e os temas que nos tocam no quotidiano. O primeiro encontro propõe a reflexão conjunta sobre ‘fake news’ e desinformação em contexto escolar e envolvendo as crianças e jovens. A partir do caso viral do “ataque às escolas” a 20 de abril de 2023, serão partilhadas ferramentas para identificar a desinformação, nomeadamente quais os sinais de alerta e recursos para verificação da informação.

 

Data: 8 de maio de 2023

Observatório do Género: Monitoramento e análise de representações de género nos média

Promotor: Observatório do Género (Lisboa)

Resumo: Os resultados do último Global Media Monitoring Project (GMMP), decorrido em 2020, mostram que as notícias não apenas continuam a apresentar uma visão do mundo centrada no homem e na perspetiva masculina, como também permanecem marcadas por preconceitos e estereótipos de género, considerados âncoras das desigualdades, da discriminação e da violência contra as mulheres. Prosseguindo a missão deste projeto internacional e tomando como objeto de estudo as notícias em circulação em Portugal na semana de 3 a 9 de maio, a iniciativa Observatório do Género volta a ser realizada no âmbito da operação 7 dias com os media, com o objetivo de promover o monitoramento e análise das representações de género veiculadas por órgãos de comunicação sociais em plataformas digitais. Recorrendo ao método e aos instrumentos do GMMP, a atividade deste Observatório oferecerá uma visão das representações de género num contexto marcado não apenas pela digitalização, mas também pelo recurso a algoritmos, que estruturam a visibilidade e as interações tecnologicamente mediadas.

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: Observatório do Género (padlet.com)

 

Data: 2 a 5 de maio de 2023

EduAção Midiátic@

Promotor: Lílian Tropiano 

Resumo: É um projeto de educação desenvolvimento a partir do projeto de tese de Lílian Tropiano no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 

O objetivo do projeto é promover as habilidades da literacia mediática por meio das redes sociais. Para tanto, disponibilizamos um MOOC e também temos um clube de leitura para abordar os assuntos correlatos. Semanalmente são feitas Lives no perfil do Instagram para debater sobre assuntos relativos a educação mediática. No dia 09/05/2023, será feita uma live às 18h (horário de Lisboa) no perfil do Instagram com o objetivo de debater o livro A manipulação da verdade: Do triunfo da negação às sombras da pós-verdade de Patrick Charaudeau.

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: https://instagram.com/educacaomidiaticamooc?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Data: 9 de maio de 2023

Atividade online sobre os media

Promotor: Agrupamento de Escolas Queluz Belas

 

Resumo: Realização de atividade online sobre os media com edição de um vídeo de apresentação sobre inteligência artificial

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade:

https://view.genial.ly/6453db32c169d20018a110d0/interactive-image-atividade-online-sobre-os-midia

 

 

Data: maio de 2023

Promotor: Biblioteca Escolar da Várzea de Sintra

 

Resumo: Aplicação de um questionário que permitirá fazer uma selfie do que as crianças sabem sobre Inteligência Artificial, permitindo-lhes, simultaneamente, refletir sobre os perigos, as vantagens e como poderão usá-la de forma consciente, crítica e segura.
Inclui o visionamento do filme “What even is an algorithm? The algorithm Literacy Project. KCJ“.

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: https://forms.gle/WACHnQkb4rot9CEE9

 

Data: 8 e 9 de maio de 2023

Promotor: Agrupamento de Escolas Águeda Sul – Biblioteca escolar.

 

Resumo: Os alunos de uma turma de Inglês irão refletir sobre o impacto do logaritmo no acesso à informação e acerca das profissões do futuro, tendo em conta a evolução tecnológica e a inteligência artificial. Na disciplina de Inglês, irão realizar um podcast subordinado à temática trabalhada em contexto de sala de aula.

 

Data: 12 a 19 maio de 2023

Promotor:Biblioteca Escolar de Pardilhó – Agrupamento de Escolas de Pardilhó.

 

Resumo: A atividade inicia-se com os alunos a responderem a algumas questões relacionadas com as redes sociais, provocando-se uma reflexão sobre os conteúdos que surgem nos murais das redes sociais e qual o papel que eles desempenham. Após esta reflexão segue-se a audição do podcast – (ouvido crítico) seguido de debate ( apoiado com um pequeno texto do livro: de Bruno Patin). Por fim a análise do resumo do estudo realizado pelo grupo Marktest 2022 sobre o comportamento dos  portugueses nas redes sociais.

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: https://drive.google.com/drive/u/3/folders/10OnJFol6vP6vAKjt9u7HUMW-g1UomJOu

 

Data: 9, 10 e 11 de maio de 2023

Os desafios da IA

Promotor: Agrupamento de Escolas Águeda Sul – Biblioteca escolar.

 

Resumo: Debate crítico sobre os desafios da Inteligência Artificial, pelos alunos do 1o ano da licenciatura em Comunicação e Design Multimédia, da Escola Superior de Educação de Coimbra. O ponto de partida para o debate serão as questões propostas pelo GILM em torno da temática da
IA e conversas com o ChatGPT.

 

Data: 9 de maio de 2023

Um dia no Mundo. Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Promotor:Antena1: Programa Um dia no Mundo.

 

Resumo: Foi criado pela ONU e é celebrado, anualmente, a 3 de maio. Francisco Sena Santos dá-nos a conhecer as mulheres que estão à frente de alguns órgãos de Comunicação Social.

 

O objetivo do projeto é refletir sobre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, na perspetiva do papel das mulheres enquanto líderes de alguns órgãos de Comunicação Social.

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: https://www.rtp.pt/play/p3848/e689176/um-dia-no-mundo

 

Data: 9 de maio de 2023

Workshop de sensibilização dos dinamizadores comunitários do Programa Escolhas

Promotor: Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) em parceria com o Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas (CENJOR)

 

Resumo:

Sessão de duas horas dinamizada pela formadora do CENJOR, Ana Pinto Martinho, sobre as questões preconizadas pela edição de 2023 dos 7 dias com os media, isto é, as implicações da inteligência artificial (IA) na vida dos cidadãos, dos jovens em particular, com especial incidência na compreensão do funcionamento dos algoritmos.

Este workshop, assente em  exposições, exercícios e experiências diversas, foi concebido para um grupo de dinamizadores comunitários do  Programa Escolhas,  um projeto de âmbito nacional, cuja missão é “promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social e destina-se a todas as crianças e jovens, particularmente, as provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica”.

 

Data: 6 de maio de 2023

(In)Formar com e na biblioteca escolar: a IA, os algoritmos e o metaverso

Promotor: Rede de Bibliotecas Escolares – Coordenação interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares – Isabel Nina

 

Resumo: Recurso educativo concebido a partir de uma curadoria de conteúdos feita predominantemente no blogue da Rede de Bibliotecas Escolares e noutros recursos e que pretende apoiar as bibliotecas
escolares no âmbito da Educação para os Media, mormente para a abordagem da temática proposta pelo GILM para a 11.a edição da operação “7 dias com os media” – “Admirável Mundo Novo
da IA? O que nos dizem os algoritmos?”

Considerando a missão da biblioteca escolar, as suas prioridades de ação e a existência de um número tão significativo de recursos, nomeadamente no blogue da RBE, urge revisitá-los e apropriarmo-nos da informação que veiculam e, a partir deles, equacionarmos percursos pedagógicos.

 

Data: 3 a 9  de maio de 2023

Workshop de sensibilização de uma turma do secundário do Agrupamento de Escolas Dona Filipa de Lencastre

Promotor: Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) em parceria com o Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas (CENJOR)

 

Resumo: Sessão de duas horas dinamizada pela formadora do CENJOR, Ana Pinto Martinho, sobre as questões preconizadas pela edição de 2023 dos 7 dias com os media, isto é, as implicações da inteligência artificial (IA) na vida dos cidadãos, dos jovens em particular, com especial incidência na compreensão do funcionamento dos algoritmos.
Este workshop, assente em exposições, exercícios e experiências diversas, foi concebido para uma turma do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Dona Filipa de Lencastre.

 

Data: 5 de maio de 2023

Lançamento do Livro Branco do Serviço Público de Media

Promotor: Ministro da Cultura/ Comissão do Livro Branco do Serviço Público de Media

 

Resumo: Lançamento do Livro Branco do Serviço Público de Media no dia 9 de maio, data comemorativa do Dia da Europa e também coincidente com o encerramento da Operação 7 Dias com os Media 2023, enquanto iniciativa do GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática.

 

Data: 9  de maio de 2023

Seminário YouNDigital: Let’s talk about youth and news

Promotor:Investigadoras responsáveis: Maria José Brites, Teresa Sofia Castro

 

Resumo:

O projecto YouNDigital – Jovens, Notícias e Cidadania Digital (PTDC/COM-OUT/0243/2021) organizou o seminário YouNDigital: Let’s talk about youth and news que reuniu especialistas internacionais dos estudos sobre jovens e notícias: Irene Costera Meijer (Vrije Universiteit Amsterdam), Lynn Schofield-Clark (University of Denver), Marcel Broersma (Centre for Media and Journalism Studies, University of Groningen), Nic Newman (Reuters Institute for the Study of Journalism, University of Oxford) e Vítor Tomé (Universidade Autónoma de Lisboa, CIES-ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa). 

 

Hiperligação para conteúdos relacionados com a atividade: https://www.youtube.com/watch?v=a9-kgl-4r0s&list=PLU65SY14A7f5lmWm2ftFLGlO-MiOFkoY 

 

Data: 4  de maio de 2023