WhatsApp Image 2024-01-19 at 09.43.14

 “Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra” é o tema para a  12.ª edição da Operação “7 Dias com os Media“, que decorre de 3 a 9 de maio de 2024. O GILM, promotor da iniciativa, encoraja vivamente a participação ativa de todos. É uma nova oportunidade para enriquecer o debate e a compreensão em torno do papel dos media, através do desenvolvimento e partilha de projetos e iniciativas que promovam uma utilização consciente e responsável dos media.

A era digital trouxe consigo a democratização do acesso à informação, mas também expôs as sociedades à radicalização e à polarização das opiniões, alimentando sentimentos de medo, insegurança e incerteza.

Este fenómeno é evidenciado nos conflitos na Ucrânia e na Palestina, que transcendem o campo de batalha físico, assumindo uma nova dimensão – a guerra comunicacional,que se desenrola tanto nos territórios em disputa quanto nas esferas digitais e mediáticas de todo o mundo. 

Em Portugal a guerra comunicacional é visível em temas fraturantes (política, desporto, identidade de género, entre outros), mas também em debates do quotidiano, que contribuem para o radicalismo e polarização da sociedade.

O poder dos media em moldar perceções e narrativas é imenso. A natureza instantânea e viral da internet significa que a guerra comunicacional é agora amplificada e, em alguns casos, distorcida nos e pelos meios de comunicação social e redes sociais, influenciando fortemente a opinião pública. Este poder dos media, se mal utilizado, alimenta o ódio, a desinformação e a polarização, contribuindo para intensificar conflitos e semear divisão, a pretexto da liberdade de expressão.

Os media também têm o poder de atuar como agentes de paz, promovendo o diálogo, a compreensão e a tolerância. Com as redes sociais, todos podemos amplificar discursos de paz, mas também agravar conflitos ao difundir desinformação ou mensagens de ódio. Por isso, é essencial que todos aprendamos a ser críticos com o que consumimos e partilhamos, promovendo o respeito pelos direitos humanos e criando comunidades mais unidas e informadas.

Estes são alguns tópicos para reflexão, mas são bem vindas todas as ideias e temáticas relacionadas com a literacia mediática e com os diferentes tipos de media (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet, Redes Sociais, Videojogos…). Nos 7 dias com os Media existe abertura para receber todos os contributos que ajudem a refletir sobre os média e a importância da literacia mediática.

– Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz

– O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz

– Padrões éticos e responsabilidade no campo dos media

– A construção de narrativas falsas sobre conflitos pela desinformação e propaganda online

– Inteligência artificial e manipulação da realidade

– O radicalismo e polarização das sociedades

– Discursos de ódio nas redes sociais 

-Os limites da liberdade de expressão em democracia

– A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online

 

 

Iniciativas 2019

Make news great again
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Padlet da participação dos/as estudantes de Jornalismo Multimédia (Turma B) do curso de Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na iniciativa 7 Dias com os Media com enfoque para a desinformação. São apresentadas ações de sensibilização de rua, glossário de definições, lista de recursos para fact checking, recursos sobre fake news e um quiz online.

Ficha Técnica


Coimbra dos Estudantes e os Media
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Padlet da participação dos/as estudantes de Jornalismo Multimédia (Turma A) do curso de Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na iniciativa 7 Dias com os Media com atividades em escolas, atividades sugeridas para a sala de aula e reportagem multimédia.

Ficha Técnica


A Desinformação
UTAD, Comunicação e Multimédia

Nesta atividade decidimos fazer um breve questionário a pessoas que se encontravam na rua na cidade do Porto e de seguida, na cidade de Vila Real, testamos se as pessoas sabiam distinguir as noticias falsas das noticias verdadeiras.

Ficha Técnica


Fake news – sabes o que é?
Escola Básica de Nogueira

O professor bibliotecário conversa com os alunos sobre o conceito de fake news ou notícias falsas. Os alunos contribuem para a conversa, dizendo o que sabem sobre o assunto e dando os exemplos que conhecem.

Ficha Técnica


7 dias com a Oficina dos Media
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Para esta semana, o Projeto Oficina dos Media promove as seguintes atividades:
– divulgação dos trabalhos realizados no âmbito da disciplina de “Educação para os Media” para o concurso Medi@ção da Rede de Bibliotecas Escolares (podcasts, vídeos e animações em Powtoon). Essa divulgação é feita na rádio escolar, Rádio Impacto, na biblioteca escolar e no circuito interno de televisão.

Ficha Técnica


Comparação entre meio de comunicação digital e analógico
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Este trabalho foi realizado no âmbito da iniciativa dos 7 dias com os Media e proposto pela Unidade Curricular de Sociologia da Comunicação, na licenciatura de Comunicação e Multimédia, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado pelo docente Fábio Ribeiro.

Ficha Técnica


Jornada do Lixo
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

A partir de uma reportagem da autoria do jornalista Luís Francisco divulgada no semanário Expresso – sobre o ativista Miguel Lacerda, pioneiro em Portugal das ações de limpeza na orla costeira – ideálizamos a criação desta iniciativa com vista a consciencializar o público para a importância do destino a dar do lixo.

Ficha Técnica


As Diferenças nas Gerações
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Estudo onde começamos por perguntar a pessoas de diferentes faixas etárias por onde se costumam informar, ou seja de obtém notícias através dos media tradicionais ou se pela net, nomeadamente pelas redes sociais, e depois durante 3 dias comparar as notícias principais dos media tradicionais com os assuntos mais badalados nas redes sociais.

Ficha Técnica


Notícias e trending topics
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Estudo onde começamos por perguntar a pessoas de diferentes faixas etárias como costumam informar-se, ou seja, se obtêm as notícias através dos media tradicionais ou através da internet.

Ficha Técnica


Semana Europa
Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS/IPL)

Em maio de 2019, cerca de 500 milhões de cidadãos da União Europeia irão eleger um novo Parlamento. Estas eleições, que se realizam de cinco em cinco anos, exprimem a vontade democrática dos cidadãos europeus.

Ficha Técnica


Janelas Inclusivas: Teclas Prá Vida na promoção da literacia digital crítica
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Letras Prá Vida é um projeto de intervenção comunitária que promove a literacia, o empoderamento e a inclusão social através da dinamização de oficinas de alfabetização e literacia digital com pessoas adultas, coordenado pela Escola Superior de Educação de Coimbra.

Ficha Técnica


O Regional, do papel ao digital
Universidade Trás os Montes e Alto Douro

O trabalho “O regional, do papel ao digital ” surge com o principal objetivo de compreender o funcionamento e influência do jornal transmontanto A Voz Trás os Montes na região.

Ficha Técnica


Jogos Tradicionais vs, Jogos Digitais
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Com esta atividade pretendíamos contrastar as diferenças que se fazem sentir entre o passado e o presente. Para isso, resolvemos utilizar o tema dos jogos uma vez que se trata de um assunto muito atual, mas que já vem de trás.

Ficha Técnica


A Representação dos Novos Meios de Comunicação nos Antigos
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Através deste projeto pretendemos mostrar a influência dos velhos média, como a televisão e a rádio, sobre os novos média, mais especificamente, o Youtube.

Ficha Técnica


Fake News
UTAD

O termo “Fake News” está cada vez mais atual, e as pessoas tendem a ser mal informadas, neste contexto decidimos elaborar um vídeo onde entrevistámos pessoas de várias faixas etárias de forma a recolher opiniões e testemunhos acerca deste tema.

Ficha Técnica


O jornal em papel
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Com este trabalho decidimos analisar e procurar opinião sobre o decadência (ou não) do jornal em papel. Fizemos uma breve entrevista a algumas pessoas que trabalham esta área e a um jovem, de modo a termos a opinião dos mais jovens e dos mais adultos que, com todo o interesse, nos ajudaram.

Ficha Técnica


Realidade Virtual
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Guilherme Gonçalves, tem 24 anos e vai falar-nos sobre quais os jogos mais jogados online; offline ou mobile, a plataforma de jogos mais usada pelo próprio, fala-nos sobre o desenvolvimento de jogos e como é que funciona o processo de desenvolvimento do jogo, se jogos influenciam as pessoas em termos emocionais, falou-nos também se se os pais e familiares percebem o que ele faz e o objetivo dos seus projetos.

Ficha Técnica


Workshop Notícias
Universidade do Minho

Com este projeto pretendemos dar um primeiro contacto a alunos do 1º ciclo do ensino básico com o  jornalismo.

Ficha Técnica


ClickBait
UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

O tema do nosso trabalho é sobre ClickBait. Este é encontrado inúmeras vezes, principalmente na Internet de forma a atrair a pessoa para o respetivo conteúdo. A captação é feita através de um Título apelativo, por exemplo, ou até uma imagem que pode levar o usuário a cair na tentação de abrir o conteúdo.

Ficha Técnica


Ciberbullying: Barómetro dos Sentimentos
Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo

Serão dinamizadas sessões com alunos do 5º, 7º e 8º anos onde será explorada a temática do Ciberbullying.

Ficha Técnica


Fake News
UTAD

Entrevista à ESEC (Escola Superior de Enfermagem de Chaves) sobre o que são as Fake News e o impacto que elas têm na sociedade.

Ficha Técnica


Observatório do Género
Universidade de Coimbra

Os profundos desequilíbrios relativamente ao lugar e ao papel desempenhado por homens e mulheres nos textos mediáticos têm sido amplamente documentados pela investigação académica desenvolvida no domínio das representações do género. Particularmente o Global Media Monitoring Project (GMMP) http://whomakesthenews.org/gmmp tem mensurado a extensão destes desequilíbrios nas notícias produzidas em largas dezenas de países, ao mesmo tempo que tem criado consciência crítica e desenvolvido competências para monitorizar os meios de comunicação.

Ficha Técnica


Experiência Social – Fake News
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Experiência Social sobre fake news, realizada pelas ruas da cidade de Vila Real. Neste trabalho foram selecionadas algumas notícias falsas e outras verdadeiras tendo como principal objetivo captar a reação do público de maneira a sabermos o quão cultas são as pessoas.

Ficha Técnica


Redes Sociais ou … ?
UTAD

Atualmente as redes sociais são a plataforma mais utilizada para comunicar, e tem vindo a crescer o número de utilizadores mais jovens.
Criámos um vídeo onde desafiámos jovens a responder a algumas questões polémicas, tendo como objetivo demonstrar as escolhas que estes fariam face à possibilidade de prejudicar a sua vida virtual.

Ficha Técnica


Fake News
UTAD

Reunimos um conjunto de notícias de diversos sites (uma criada por nós), 4 falsas e 5 verdadeiras. Com elas questionamos pessoas com o objetivo de descobrir se os portugueses sabem ou não ver quando uma notícia é falsa.

Ficha Técnica


How Safe Is Your Data?
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Com vista a perceber como é que os jovens reagem a vários desafios que todos os dias lhes são
colocados, entrevistamos alguns acerca dos seus hábitos na internet, para quê que a utilizam, de que
forma a utilizam, e claro, é importante utilizar a internet, porque é uma ferramenta poderosíssima e
serve para variadíssimas coisas, e precisamente por isso, quisemos perceber, como é que esta é
manipulada por quem se diz estar mais dentro do assunto. Será que o estão?

Ficha Técnica


Os media na Escola Vale do Este
Agrupamento de escolas D. Maria II, VNF

Durante a semana irão realizar-se várias ações com o objetivo de consciencializar jovens para a importância de ser conhecedor dos Media e dos seus objetivos. Atividade 1: À conversa com Elsa Mendes; Atividade 2: A alimentação saudável nos Media; Atividade 3: O Bullying nos Media com a GNR de Barcelos; Atividade 4: À conversa com a cientista polar Mafalda Baptista; Atividade 5: A violência no namoro e os media.

Ficha Técnica


4.º Encontro Nacional de Educação para os Media
Direção-Geral da Educação, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Sindicato de Jornalistas e da RTP – ZigZag e Rádio ZigZag

O 4.º Encontro Nacional de Educação para os Media, realiza-se no  dia 10 de maio no Auditório do Agrupamento de Escolas do Cerco, no Porto.

Ficha Técnica


Manipulação na Comunicação
Universidade do Minho

Aula expositiva e interativa sobre a manipulação na Informação, na Publicidade e no Audiovisual, com recurso a uma apresentação PowerPoint.

Ficha Técnica


Fact Checkers
Biblioteca Escolar Adriano Correia de Oliveira

Recordando a semana dos Media e o dia 2 de abril “Fact Checking Day” os alunos de Inglês do 8.ª ano (2 turmas) e do 9.ª ano de Cidadania (2 turmas) vem ao CRBE acompanhados pelos professores.

Ficha Técnica


As novas tecnologias também são dos mais velhos
Universidade do Minho

Os mais velhos são, provavelmente, a faixa etária que tem menor contacto com a internet.

Neste sentido, o nosso objetivo, através de uma ação de sensibilização num lar de idosos, será fazê-los perceber quais são as oportunidades e os riscos que têm com a utilização da internet

Ficha Técnica


Os 13 Conselhos
Universidade do Minho

Esta atividade tem como finalidade perceber a interpretação das mensagens transmitidas pela
série 1 3 Reasons Why , junto dos mais novos.

Ficha Técnica


O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)
Universidade do Minho

O Regulamento Geral de Proteção de Dados é um regulamento de Direito Europeu que entrou em
vigor a 25 de maio de 2018. Esta lei incide essencialmente sobre a privacidade e a proteção de dados
pessoais que tem como objetivo dar aos residentes da União Europeia uma forma de controlar os
seus dados pessoais, ao mesmo tempo que salvaguarda os mesmos de possíveis usos nocivos dos
seus dados por parte de empresas e organizações.

Ficha Técnica


Jogar com a Literacia
Universidade do Minho

Jogo de tabuleiro do género “jogo da dama” com cartas onde estão escritas perguntas. Os jogadores
avançam ou recuam consoante acertam ou erram uma pergunta, respetivamente. O jogo terá mais
que uma categoria, cada uma com uma cor diferente.

Ficha Técnica


Serviço Público de Media e Literacia Mediática
Rádio e Televisão de Portugal

O Núcleo Museológico e Apoio ao Serviço Público (NMASP) divulga, junto do público escolar, a importância do serviço público para a literacia mediática, nomeadamente no que decorre da atividade da RTP em geral e da Área Museológica da RTP em particular.

Ficha Técnica


Maquetes entre Takes: uma viagem histórico-geográfica
Escola Básica João de Deus (Agrupamento de Escolas Clara de Resende)

Ao longo da História, as maquetes mostraram-se um importante meio de representação. O povo viking utilizou o modelo da maquete para desenvolver métodos de construção dos seus navios. Se fizermos uma rápida incursão pela Antiguidade praticamente todas as civilizações recorreram a esta forma para representar os seus projetos.

Ficha Técnica


Linka-te aos Media
Escola Secundária Camilo Castelo Branco

A atividade será constituída por várias sessões que têm como objetivo dotar alunos e professores de ferramentas capazes de os aproximar às novas realidades e interesses mediáticos e à cidadania ativa.

Ficha Técnica