WhatsApp Image 2024-01-19 at 09.43.14

 “Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra” é o tema para a  12.ª edição da Operação “7 Dias com os Media“, que decorre de 3 a 9 de maio de 2024. O GILM, promotor da iniciativa, encoraja vivamente a participação ativa de todos. É uma nova oportunidade para enriquecer o debate e a compreensão em torno do papel dos media, através do desenvolvimento e partilha de projetos e iniciativas que promovam uma utilização consciente e responsável dos media.

A era digital trouxe consigo a democratização do acesso à informação, mas também expôs as sociedades à radicalização e à polarização das opiniões, alimentando sentimentos de medo, insegurança e incerteza.

Este fenómeno é evidenciado nos conflitos na Ucrânia e na Palestina, que transcendem o campo de batalha físico, assumindo uma nova dimensão – a guerra comunicacional,que se desenrola tanto nos territórios em disputa quanto nas esferas digitais e mediáticas de todo o mundo. 

Em Portugal a guerra comunicacional é visível em temas fraturantes (política, desporto, identidade de género, entre outros), mas também em debates do quotidiano, que contribuem para o radicalismo e polarização da sociedade.

O poder dos media em moldar perceções e narrativas é imenso. A natureza instantânea e viral da internet significa que a guerra comunicacional é agora amplificada e, em alguns casos, distorcida nos e pelos meios de comunicação social e redes sociais, influenciando fortemente a opinião pública. Este poder dos media, se mal utilizado, alimenta o ódio, a desinformação e a polarização, contribuindo para intensificar conflitos e semear divisão, a pretexto da liberdade de expressão.

Os media também têm o poder de atuar como agentes de paz, promovendo o diálogo, a compreensão e a tolerância. Com as redes sociais, todos podemos amplificar discursos de paz, mas também agravar conflitos ao difundir desinformação ou mensagens de ódio. Por isso, é essencial que todos aprendamos a ser críticos com o que consumimos e partilhamos, promovendo o respeito pelos direitos humanos e criando comunidades mais unidas e informadas.

Estes são alguns tópicos para reflexão, mas são bem vindas todas as ideias e temáticas relacionadas com a literacia mediática e com os diferentes tipos de media (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet, Redes Sociais, Videojogos…). Nos 7 dias com os Media existe abertura para receber todos os contributos que ajudem a refletir sobre os média e a importância da literacia mediática.

– Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz

– O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz

– Padrões éticos e responsabilidade no campo dos media

– A construção de narrativas falsas sobre conflitos pela desinformação e propaganda online

– Inteligência artificial e manipulação da realidade

– O radicalismo e polarização das sociedades

– Discursos de ódio nas redes sociais 

-Os limites da liberdade de expressão em democracia

– A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online

 

 

 

2022 – Sítios onde a 10.ª edição da operação está divulgada

https://www.rbe.mec.pt/np4/7DiasComosMedia.html 

https://culturaportugal.gov.pt/pt/saber/2022/04/operacao-7-dias-com-os-media-2022/ 

https://www.ipl.pt/noticias/7-dias-com-os-media-de-3-9-de-maio-registo-de-projetos  

https://www.leme.gov.pt/noticias/operacao-7-dias-com-os-media-esta-de-volta  

http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Paginas/7-Dias-com-os-Media-2022.aspx 

https://www.erc.pt/pt/noticias/operacao-7-dias-com-os-media-esta-de-regresso 

https://www.internetsegura.pt/noticias/eu-redes-sociais-e-os-media-que-relacao-e-esta 

https://issuu.com/comissaonacionaldaunesco/docs/newsletter_jan-marc2022/s/15188599 

https://www.sg.pcm.gov.pt/sobre-nos/7-dias-com-os-media.aspx 

 

2020:

 

Antena 1, 21 de abril – Programa da manhã – 7 dias com os media sem sair de casa

Público na Escola, 22 de abril – 7 Dias com os Media, agora sem sair de casa e numa relação mais chegada

Incode 2030, 27 de abril – Destaque 7 dias com os media sem sair de casa

CANTIC, 28 de abril – 8.ª edição dos 7 dias com os Media

Trafariamais, 28 de abril – Operação “7as com os media” 2020

Agenda Cultural do Porto, 7 dias com os Media e Debate Online

Estrelas e Ouriços – Instagram 7 dias na agenda

Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, 01 de maio – Destaque 7 dias com os media

Público na Escola – Desafios

03 de maio – Quando a escola se revela
04 de maio – Títulos que convidam à leitura
05 de maio – Homenagear a Língua Portuguesa
06 de maio – Como vês o regresso à escola?
07 de maio – O traço que também informa
08 de maio – O jornal aí de casa (1)
09 de maio – O jornal aí de casa (2)

Estrelas e Ouriços – Passar “7 dias com os media” sem sair de casa

Observador, 03 de maio – Nuno Artur Silva: “Importa apostar decisivamente na literacia mediática”

Eco.Sapo, 03 de maio – “Importa apostar decisivamente na literacia mediática”, diz Nuno Artur Silva

Açoriano Oriental, 03 de maio – “Importa apostar decisivamente na literacia mediática”, diz Nuno Artur Silva

Notícias ao minuto, 03 de maio – “Importa apostar decisivamente na literacia mediática”, diz Nuno Artur Silva

24h sapo.pt, 03 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: “Importa apostar decisivamente na literacia mediática”, diz Nuno Artur Silva

Visão, 03 de maio – “Importa apostar decisivamente na literacia mediática”, diz Nuno Artur Silva

Lifestyle, 04 de maio – Já agendou o que vai fazer com a família em casa esta semana?

Público na Escola, 11 de maio – Fazer um jornal, identificar “notícias falsas”, usar o TikTok em segurança

Antena1

Estrelas e Ouriços

Jornal Público

  •  

Público na Escola

  •  

Rádio ZigZaghttps://culturaportugal.gov.pt/pt/saber/2022/04/operacao-7-dias-com-os-media-2022/