Workshops

Partilhe este conteúdo

Todos os workshops serão realizados no dia 28, sexta-feira, das 9h às 10h15. As salas serão anunciadas em breve.

A inscrição deve ser feita através do formulário disponível aqui. Limite de 20 vagas por workshop.

Inscrição exclusiva para participantes no Congresso. 

Authenticity and Belonging:
Helping teens stay safe and have fun

All of us have a part to play in supporting young people to express themselves and connect with others in a positive way online.

During this workshop, we will be exploring TikTok’s approach to youth safety and well-being, looking specifically at how teens seek community, express themselves and navigate the online world. TikTok will share research conducted with experts, looking at how teens and parents think about authenticity, belonging and community online and what impact this has on their overall well-being.

We will focus in particular on what the research tells us about the impact of filters and effects on teens, how these learnings have informed new features, along with wider well-being updates.

This session will be run in English.

Dinamizadora
Nikki Soo (TikTok – Safety and Well-being Public Policy, Europe)

Local
Sala Multimédia Colégio São Jerónimo

Combater narrativas opressoras
do ponto de vista dos direitos humanos

De que forma narrativas opressoras atacam os direitos humanos? Qual é o nosso papel em combater o discurso de ódio e promover os direitos humanos?

Um workshop prático, dirigido a estudantes, professores, investigadores e profissionais da área da comunicação e media, promovido pela Amnistia Internacional, onde iremos analisar a estrutura duma narrativa opressora e mapear respostas tendo como chão comum os direitos humanos.

No final será lançado também um convite à ação no âmbito da campanha Maratona de Cartas.

Dinamizador
Matia Losego (Diretor de Juventude e Educação para os Direitos Humanos, Amnistia Internacional Portugal)

Local
Anfiteatro III

“Fake It to Make It”
Jogo interativo sobre desinformação

Neste workshop, pretende-se apresentar “Fake It to Make It”, um jogo interativo de tomada de decisão para apoiar os participantes a compreenderem os mecanismos da desinformação e o seu impacto na sociedade. O jogo destaca as razões e os processos que levam à produção de notícias falsas, à manipulação emocional, aos incentivos financeiros e às motivações políticas.

“Fake It to Make It “está disponível na plataforma digital colaborativa CIS Lab do Centro Internet Segura, que integra diferentes comunidades de interesse: crianças, jovens, pais, professores, investigadores e seniores, permitindo a troca de ideias em fóruns e o acesso a conteúdos específicos que contribuam para uma cultura de cibersegurança e literacia digital.

Aprende a desconstruir a desinformação: traz o teu computador e “join in”!

Dinamizadoras
Ruth Ferrony (Centro Internet Segura)
Raquel Costa (CCTIC – Centro de Competências Softciências)

Local
Sala Seminários Jornalismo
Colégio São Jerónimo

Backstory
Explore Context and Origin of Images  (by Google Deepmind)

Google Deepmind recently launched Backstory, a new experimental AI tool that helps people explore the context and origin of images. When given an image and a written prompt, Backstory investigates whether an image was AI-generated, when and where it’s previously been used online, and whether it’s been digitally altered. 

The workshop, which caters to journalists and information literacy experts, will provide hands-on experience with the tool which is in trusted testing phase. Participants are required to consent to the sharing of their email addresses for expression of interest purposes. Registration at this link is compulsory. Given that the workshop provides access to an early stage product/prototype, we are mindful that participants know that they cannot post about the tool or share any screenshots.

This session will be run in English.

Dinamizador
Avneesh Sud (Research Engineer at Google DeepMind)

Local
Students Hub

Guidelines for teachers and educators on tackling disinformation and promoting digital literacy through education and training

The 2025 version of the “Guidelines for teachers and educators on tackling disinformation and promoting digital literacy through education and training” is set to be published by the European Commission just days prior to the Congress. This will offer one of the first opportunities to analyse the updated version of this highly practical document (the first iteration was published in 2022), which is aimed at teachers, librarians, and other educators operating in diverse learning contexts.

The workshop will focus on the practical deployment of an activity from the Guidelines (related to AI, social media, and disinformation prevention), and will further analyse the applicability of the recommendations aimed at leaders and other educational agents, such as teaching staff and librarians. It also seeks to examine the content best suited not only to the Portuguese context but also to that of other nations represented at the event. To achieve this, the session will draw upon the expertise of the Lie Detectors project, which has organised workshops for teachers, students, and other educators across nine European Union countries.

The session will be conducted in English, but individual support in Portuguese will be provided whenever necessary.

Dinamizadores
Annemieke Akkermans (Lie Detectors)
Vítor Tomé (Co-author of the Guidelines 2022, 2025)

Local
Sala do Instituto de Língua e Literatura Portuguesa (SILLP)

LIDERA – Ler Informação Diária para Escolher, Refletir e Agir

O LIDERA – Ler Informação Diária para Escolher, Refletir e Agir é um ciclo de oficinas para a criação de grupos de reflexão orientada sobre literacia mediática e leitura crítica de conteúdos jornalísticos, em bibliotecas escolares, do ensino superior e municipais. O LIDERA é uma iniciativa da Cátedra UNESCO de Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania (ESCS-IPL), ERC – Entidade para a Regulação da Comunicação Social e Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

O objetivo deste workshop é apresentar o modelo de um projeto interinstitucional de literacia mediática para bibliotecas, e exemplificar o trabalho desenvolvido com um exercício de leitura crítica de notícias e de avaliação de conteúdos informativos, com vista ao reforço da cidadania informada e da resistência à desinformação.

Dinamizadoras
Bruna Afonso (ERC)
Margarida Alpuim (Cátedra UNESCO ESCS-IPL)
Maria João Filipe (RBE)
Paula Ribeiro (RBE)

Local
Biblioteca Colégio São Jerónimo

Brevemente

Título e descrição Dinamizador Onde?

Teacher training and support in digital media literacy

Organised as a knowledge café, this workshop provides an opportunity to discuss and share ideas about the role of teachers. Three rounds of discussion will  take place; on initial teacher education, on in-service teacher training and on classroom practice and resources. Participants will be invited to share all relevant resources and materials.

Sally Reynolds (Coordenadora Media & Learning Association / EDMO)

Sally faz parte do  Expert Group on Tackling Disinformation and Promoting Digital Literacy through Education and Training da Comissão Europeia, que recentemente lançou as  Guidelines for teachers and educators on tackling disinformation and promoting digital literacy through education and training, e recebeu o financiamento do EMIF com o projeto TEAMLIT TEACHER EDUCATION IN DIGITAL AND MEDIA LITERACY: PROVIDING GUIDANCE, RESOURCES AND SUPPORT .

Sala 2P9

O que é notícia (e o que não é) em rádio? 

Da previsibilidade ao sobressalto: ritmos e dinâmicas temporais numa redação de rádio. A construção do noticiário radiofónico em diferentes momentos do dia de notícias.

  1. O Tempo…
  •  Organização redatorial temática ou cronológica
  •  As manhãs da rádio
  •  O corrupio do horário das “mães”
  •  A planificação e o atropelo
  •  O serão, o digest e o dia seguinte
  1. E o modo…
  •  Como elaborar uma notícia em rádio
  •  Papel, peça e som
  •  Direto ou gravado
  •  O editor e outras funções 

 Ricardo Alexandre (jornalista na TSF / Associação Literacia para os Media e Jornalismo).

Diretor adjunto da TSF, onde coordena e apresenta programas sobre a atualidade internacional (O Estado do Sítio, Mapa Mundo, Conselho de Guerra, Revista de Imprensa Internacional). É também comentador de política internacional na SIC. Foi editor de Politica Internacional de rádio e televisão na RTP (2015-2018) e exerceu funções de diretor adjunto de Informação da Antena1 entre 2005 e 2012. Fez reportagem de guerra e em zonas de pós conflito, como Balcãs, Palestina, Afeganistão, Ucrânia, Timor-Leste.É doutorado em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais, pelo Iscte, tem mestrado em Sociedades e Políticas Europeias e licenciatura em Sociologia. É professor convidado no Mestrado em Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Estúdio Rádio

O que é notícia (e o que não é) em televisão? 

Vai um desafio? E se organizássemos um Clube de Jornalismo em Televisão? E se fossemos nós a decidir o que é notícia hoje? E se fossemos nós a fazer o alinhamento com as notícias do dia? E se fossemos nós… a fazer e a apresentar o telejornal, ao vivo e a cores? 

É só querer.

 José Manuel Mestre (jornalista na SIC/ Associação Literacia para os Media e Jornalismo).

Jornalista na SIC e na SIC Notícias (desde as respetivas fundações), especializado em Jornalismo de Investigação e Política Nacional. Integrou a equipa fundadora da rádio TSF. No início da atividade como jornalista colaborou na RTP e nos jornais Record e Expresso. Foi cocriador do Centro Experimental de Rádio na Faculdade de Letras de Lisboa. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é jornalista desde 1985 e integrou mais de dezena e meia de conselhos de redação.

Estúdio TV

Acessibilidades: ver, ouvir, sentir e participar (com tradução língua gestual portuguesa)

O acesso aos media é uma das condições base para que os cidadãos desenvolvam a sua literacia mediática como oportunidade de participação na vida em sociedade. As acessibilidades, aplicadas ao contexto dos media, permitem garantir a todos os cidadãos iguais oportunidades de uso desses media, independentemente das barreiras permanentes ou temporárias que possam ter. 

Neste workshop, estruturado com base em exemplos reais e exercícios práticos, os participantes são convidados a refletir e a debater sobre a importância das acessibilidades em televisão, tendo como enquadramento as obrigações dos operadores  e o seu papel inclusivo na televisão  nacional (RTP, SIC, TVI, CNN, CMTV, Porto Canal) . É também uma oportunidade para compreender a missão e explorar o modo de intervenção nesta área por parte do regulador da comunicação social portuguesa.

Em conjunto, explorar-se-ão ferramentas de acessibilidade – legendagem, língua gestual portuguesa e audiodescrição – que as televisões têm utilizado e atentar-se-á aos diferentes tipos de conteúdos em que têm sido aplicadas. 

Ângela Nobre (Entidade Reguladora para a Comunicação Social)

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras de Lisboa e iniciou a sua carreira profissional como docente, atividade que exerceu durante oito anos. Após esta fase, iniciou um percurso profissional na área da Comunicação Social, no Gabinete de Apoio à Imprensa e, posteriormente, entre 1995 e 2006, no Instituto da Comunicação Social (ICS). Com a criação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, em 2006, passou a exercer funções nesta entidade. Desde então, até à data, tem vindo a acompanhar regularmente as matérias relacionadas com acessibilidades nos Media e, em particular, o desempenho dos operadores de televisão face ao dever de usar as ferramentas de acessibilidade, destinadas a públicos com necessidades especiais.

Sala 1P1

Add Your Heading Text Here

Ao navegar neste website, concorda com a nossa Política de Cookies e Política de Privacidade.