COMUNICAÇÕES LIVRES
1.º Bloco de Comunicações Livres
27 novembro | 17h
2.º Bloco de Comunicações Livres
28 novembro | 14h
Mesa 1 | Anfiteatro III |
Moderação: Inês Amaral (FL/Universidade Coimbra) | |
Caterina Ambrosio (University of Naples Federico II) | Assessing Algorithmic Awareness: A Questionnaire-Based Approach to Digital Inequalities |
Miguel Paisana; Pedro Caldeira Pais; António Vasconcelos; Gustavo Cardoso; Vânia Baldi (CIES-ISCTE, OberCom - Observatório da Comunicação), Paulo Couraceiro; (CIES-ISCTE, OberCom; CECS - Universidade do Minho) | Prevalência e efeitos da literacia noticiosa nos comportamentos e perceções dos portugueses face às notícias |
Sandra Oliveira (4Change, ONGD) | Museu do Bairro - Literacia mediática e cívica na comunidade |
Ana F. Oliveira; Diana Choi Loureiro; Ana Lamy Silva (Universidade Lusófona, CICANT) | Co-criar Cidadania: O papel das redes comunitárias, da cooperação e da transmissão intergeracional de valores na construção da experiência cívica |
Enrica Amaturo; Caterina Ambrosio; Ciro Clemente De Falco (University of Naples Federico II) | Dealing with Algorithms: How Activists and Science Communicators Resist and Reframe Algorithmic Power |
Teresa Sofia Castro; Margarida Maneta; Maria José Brites (Universidade Lusófona, CICANT) | Jovens e a visão do mundo: Como a constroem em ambientes de personalização algorítmica? |
Tadiane Regina Popp; Ana Cátia Ferreira; Ana Gabriela Frazão-Nogueira; Patrícia Weber (Universidade Fernando Pessoa e UFPR) | SPM português: Um diálogo comparativo sobre a inovação televisiva noticiosa europeia |
Mesa 2 | Biblioteca Colégio São Jerónimo |
Moderação: Maria João Filipe (GILM/RBE) | |
Luís Pereira (Universidade Aberta) | Avaliação do impacto de uma formação online em Educação para os Media Digitais para professores |
Tatiana Matos; Ana Kubrusly (NOVA-FCSH/ICNOVA/CICS.NOVA) | Jovens líderes e consultores: Uma abordagem colaborativa para a literacia dos big data |
Carlos Pinheiro (NIP-C@M - Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas da Universidade Autónoma) | Educação para os Media: Da Teoria à Prática em Sala de Aula |
João Paulo da Silva Proença (Rede de Bibliotecas Escolares) | Do audiovisual ao digital: Evolução da literacia mediática em Portugal em contextos educativos |
Isabel Bernardo; Rui Abreu (Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede; EB Marquês de Marialva, Cantanhede) | Onlife & IA – Inteligência Atenta: Duas trajetórias concelhias para literacia mediática, cidadania digital e direitos humanos |
Márcia Castro (Biblioteca Municipal de Vizela) | Notícias falsas: Pensar antes de partilhar |
Mesa 3 | SILLP - Sala do Instituto de Língua e Literatura Portuguesa |
Moderação: Rita Basílio Simões (FL/Universidade Coimbra) | |
Ana Cátia Ferreira (ICNOVA e Universidade Fernando Pessoa, Portugal); Juliana Doretto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil) | A guerra na Ucrânia contada às crianças: Jornalismo infantojuvenil e o direito à informação |
Bruna Afonso; Alexandra Figueiredo (ERC-Entidade Reguladora para a Comunicação Social) | Literacia Mediática - Ações de sensibilização em quatro localidades alentejanas – Desinformação online, estereótipos e discurso de ódio nos media |
Vítor Tomé; Dina Margato; Ana Pinto Martinho (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa) | Projetos comunitários de Literacia Mediática contra a desinformação |
Ana Paula dos Santos de Sá (Universidade do Porto/Universidade Federal de São Carlos) | (Multi)literacias midiáticas em obras didáticas de Linguagens no Brasil: Interfaces com a cidadania digital |
Fernanda Bonacho; Margarida Alpuim; Fátima Lopes Cardoso; Joana Pontes; Maria Duarte Belo; Maria João Centeno; Maria José Mata; Nélia Cruz (Escola Superior de Comunicação Social/IPL) | Semana da Cidadania “Será que sei?”. Contributos da Cátedra UNESCO para a literacia mediática e a democracia |
Rubén Nieto González (Universitat Jaume I de Castelló) | Clasificación de agentes en las medidas sobre alfabetización mediática: Análisis de la legislación audiovisual en España |
Mesa 4 | Sala MM |
Moderação: Mário Rui Miranda (GILM/RTP) | |
Olivia Novoa Fernández; Ana Filipa Martins (CIAC-Universidade do Algarve) | Storytelling e narrativas da guerra no Instagram: O caso de Gaza |
Lucas Bragança; Fábio Goveia (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil) | Imaginários Condicionados: A Reprodução Involuntária na Era das Imagens Generativas |
Carlos Canelas (Instituto Politécnico da Guarda) | A Produção de Narrativas Jornalísticas pela Televisão Generalista Portuguesa na Era Digital |
Renata Rodrigues de Freitas; Felipe Aristimuño (Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes) | Memes como media sintéticos: Cartografia e implicações da IA no humor digital |
Paulo M. Barroso (ICNOVA – Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa) | A imagem como acontecimento: Violência da retórica visual e literacia da imagem na era da desinformação |
Gabriela Borges; Daiana Sigiliano (Universidade do Algarve, Universidade Federal de Juiz de Fora) | Literacia mediática e juventude: Uma análise da circulação da série Adolescência no TikTok |
Valdemir Santos Neto (Universidade do Algarve) | Short-form video content (Edits) e a Literacia da Memória: Remixagem de narrativas audiovisuais mnemônicas em plataformas de vídeos curtos |
Mesa 5 | Sala Seminários de Jornalismo (online) |
Moderação: Sandra Martins (GILM/.PT) | |
Sandra Mainsel Jaime (Florida Christian University/Universidade Autónoma de Lisboa) | Inteligência Artificial Generativa e Literacia Digital: Perceções dos estudantes da Faculdade de Ciências Sociais em Luanda |
Sabrina Kelly Costa do Nascimento; João Batista Bottentuit Junior (Universidade Federal do Maranhão) | Discursos midiáticos sobre a inteligência artificial na escrita |
Andreia Helena do Amaral Carrilho Rebelo (Escola Básica e Secundária Dr. Azevedo Neves) | Speed meeting: inter_pessoal_media |
Maria Maia; Fernanda Bonacho, Joana Pontes (Escola Superior de Comunicação Social/IPL) | Literacia mediática em contextos de desertos de notícias: A relevância dos media comunitários no âmbito do Projeto Narrativas |
Gonzalo Peña Ascacíbar (Universitat Jaume I de Castelló) | The ‘Ferreras case’ and its scope: Discourse analysis in the digital space |
Mesa 6 | Biblioteca Colégio São Jerónimo |
Moderação: Elsa Mendes (GILM/PNC) | |
Marian Bredin (Brock University, Department of Communication, Popular Culture and Film) | Indigenous documentary: Media literacy and communication rights in Canada |
Sasu Leinone; Bojan Georgievski (National Audiovisual Institute KAVI/ICME-project-Creative Europe) | Inclusive and Creative Media Education ICME |
Adalberto Fernandes | Condições Epistémicas e Políticas da Confiança Radical na Ciência |
Vera Moutinho (Secção Media e Jornalismo, Escola Superior de Comunicação Social/IPL) | Literacias para enfrentar a desinformação climática: A formação de estudantes de jornalismo |
Luana Chinazzo; Fabio Malini; Lucas Bragança (PUCRS e UFES) | Narrativas radicalizadas: O X como arena privilegiada de desinformação vacinal |
Vítor Tomé (Universidade Autónoma de Lisboa/ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) | Diplomacia pública em ação através da formação de professores: Cidadania Digital, Literacia Mediática/de IA e combate à desinformação em Cabo Verde |
Mesa 7 | Sala MM |
Moderação: Bruna Afonso (GILM/ERC) | |
Lidia Marôpo (ESE-IPS e CICS.NOVA); Ana Kubrusly (ESE-IPS, NOVA-FCSH e CICS.NOVA); João Duarte (ESE-IPS); João Torres (ESE-IPS); Susana Batista (NOVA-FCSH e CICS.NOVA) | Bem-estar digital: Relatos de uma investigação-ação participativa |
Irene Pires da Silva (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação); Armanda Pinto da Mota Matos (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Estudos Interdisciplinares) | Telemóveis na escola: Perceções de alunos do 3.º ciclo do ensino básico |
Ana Filipa Martins; Susana Costa; Bruno Mendes da Silva (CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade do Algarve) | Implementação da proibição do uso de telemóveis nas escolas: Um estudo exploratório no Algarve |
Felipe Aristimuño (Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes) | Ética e literacia de IA: Bases para uma intervenção crítica em contexto escolar (13–18 anos) |
Ioli Campos (Universidade Católica Portuguesa/CECC) | Famílias em migração e bem-estar digital: Reflexão sobre desafios e capacitação |
Carla Sousa; Ana Filipa Oliveira; Ana Lamy (Universidade Lusófona, CICANT); Catarina Regra; Viviana Fernandes (Universidade Lusófona, EPCV) | Gamificação na Educação Mediática: Revisão Sistemática da Literatura e Implicações para o Design de Plataformas |
Mesa 8 | Sala Seminários Jornalismo |
Moderação: Anna Ormeche (GILM/CNU) | |
Georgia Cruz (Universidade Federal do Ceará); Renata Othon (Universidade de Brasília); Brenda Guedes (Universidade Federal do Ceará); Bárbara Janiques de Carvalho (Universidade de Coimbra e CICS.NOVA) | A regulação do uso de smartphones nas escolas brasileiras: Como os direitos digitais de crianças e adolescentes são negociados a partir da Lei 15.100/2025 e da sua divulgação nos canais oficiais do Governo Federal? |
Bruno Rodrigues Alves (IEFP Chaves) | Prescrição social no apoio à inclusão digital: Narrativas, práticas e desafios |
Miguel Midões (ESEV-IPV/CECS); Ana Isabel Reis (FLUP/CITCEM) | Rádio Aurora - A Outra Voz: Uma janela para o mundo com vista para o direito à comunicação e a luta pela quebra de estereótipos através de um ecossistema mediático transformado |
Andressa do Amaral Brum (Universidade do Algarve) | Imigrantes, Saúde Mental e Desinformação: Análise de Conteúdos no Instagram e TikTok sob a Ótica do Capital Social em Rede |
Inês Rua (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) | Entre Representações e (In)Visibilidades: Lesbianismo, Jornalismo e Direitos Humanos em Portugal |
Elizângela Carvalho Noronha (Universidade Católica Portuguesa) | Tecnologias digitais x velhice: Antagonismo ou preconceito? |
Mesa 9 | Student Hub |
Moderação: Maria de Deus Rodrigues (GILM/LUSA) | |
Gustavo Ramos Schwabe (Universidade de Coimbra) | Entre Inocentes e Suspeitos: Como a Idade Constrói Hierarquias e Influencia a Cobertura Jornalística da Violência Policial no Brasil |
Margarida Alpuim (Escola Superior de Comunicação Social/IPL) | Pistas da psicologia para uma comunicação mais humana: Contributos do projeto Psychology for Journalists |
Jaime Lourenço (Universidade Autónoma de Lisboa/ICNOVA) | Desafios e tendências do jornalismo parlamentar português contemporâneo |
Gabriel Luciano Maria Benguela (Academia de Ciências Sociais e Tecnologias) | O diálogo político Angola-União Europeia e o (sub)desenvolvimento de Angola à luz da representação mediática (2020-2024) |
Andrea Villalobos Moreno (Universitat Pompeu Fabra) | Presidential standup: Critical analysis of daily press conferences in the Mexican presidency |
Natália Reis Gomes (Universidade de Coimbra) | E daí? Análise da recepção dos bolsonaristas ao jornalismo sobre o Covid19 |
Mesa 10 | Sala 11 |
Moderação: Paulo Couraceiro (GILM/OberCom) | |
Matheus Cestari Cunha (CECS - Universidade do Minho) | Educação Mediática e Teoria das Mediações: A mediação da temporalidade no consumo mediático dos idosos da Academia Sénior de Braga |
Sandra Ramos Cerqueira (Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve) | Promoção de Literacia Mediática e Combate à Desinformação sobre Imigração: Mensuração de lacunas de competência mediática e o desenvolvimento do jogo “PÁTRIAS Escape” |
Adriana Aguiar Aparício Fogel; Patrícia Padrão; José Azevedo (Universidade do Porto) | Publicidade Alimentar e Pensamento Crítico em Adolescentes: Impactos da Intervenção Food Wide Web |
Lourenço Ferreira (Instituto Politécnico de Coimbra) | Desinformação nas Redes Sociais: Entre Práticas de Uso, Literacia Digital e Influência Social |
Pedro Caldeira Pais; Miguel Paisana; António Vasconcelos; Paulo Couraceiro; Gustavo Cardoso; Vânia Baldi (OberCom - Observatório da Comunicação) | Mapeamento de projetos de combate à desinformação com o uso de Inteligência Artificial |
Margarida Maneta; Maria José Brites (Universidade Lusófona, CICANT) | "[Smartphone?] É como ter um Ferrari, mas não ter carta de condução": Pessoas 60+ e competências digitais |
POSTERS
Dimensões
As medidas definidas para os posters são as seguintes:
- Altura = 100 cm
- Largura = 90 cm
Solicita-se a todos os autores que respeitem estas dimensões, para garantir a homogeneidade e coerência da mostra.
Impressão
Os posters devem vir previamente impressos. Todos os custos de impressão são suportados pelos autores dos posters.
Área de exibição
Os painéis para afixação dos posters vão estar num local de passagem dos congressistas para conferir o máximo de visibilidade aos trabalhos expostos. Os posters podem estar afixados desde o início até ao final do Congresso. Os autores devem pedir informação e auxílio ao secretariado presente no local para esta tarefa. Haverá materiais para auxiliar a fixação, como pioneses e/ou fita-cola.
A presença dos autores junto dos posters, sobretudo em alturas de intervalo das várias iniciativas do encontro, poderá ilustrar melhor a temática, esclarecendo eventuais dúvidas. Será, acima de tudo, uma excelente forma de fomentar novos contactos.
Nota importante: os posters têm de ser afixados e apresentados pelo autor ou coautor. A Comissão Organizadora não aceita que os mesmos sejam afixados ou apresentados por terceiros.