Apresentação do VII Congresso Literacia, Media e Cidadania: Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos
O Congresso Literacia, Media e Cidadania é uma iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), que promove desde 2011 o debate e a partilha de experiências sobre o papel essencial da literacia mediática na sociedade contemporânea.
A VII edição decorrerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, na cidade de Coimbra.

A rápida transformação do ecossistema mediático, impulsionada pela digitalização acelerada e intensificada pela polarização social, tem reconfigurado de forma profunda os modos de comunicação, a perceção da realidade e os valores cívicos e sociais. Perante este cenário, o VII Congresso Literacia, Media e Cidadania propõe uma reflexão urgente e multidimensional sobre três eixos estruturantes: Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos.
Os processos algorítmicos das plataformas digitais, e em particular o uso intensivo das redes sociais, têm remodelado os comportamentos individuais e coletivos, gerando dependência tecnológica e bolhas informativas, que que podem dificultar o diálogo social. Esta dinâmica, centrada na captação da atenção, favorece a proliferação de narrativas contraditórias e manipuladoras, conduzindo à desinformação, fragmentação e polarização da opinião pública.
As narrativas mediáticas, outrora alicerçadas em padrões profissionais reconhecidos e legitimados socialmente, veem-se desafiadospor novos atores, conteudos e formatos que subvertem as fronteiras entre factos e opiniões, e entre a informação jornalística e outros domínios da comunicação. Esta desestruturação do campo narrativo não só fragiliza as diferentes práticas profissionais da comunicação, como também pode minar a confiança pública na informação e nos próprios media.
Perante a fragmentação do espaço público e a perda de referências comuns, torna-se imperativo promover discursos que defendam valores universais, como a paz e a dignidade humana. Assim, a literacia mediática assume um papel essencial, não apenas como uma ferramenta de capacitação individual, mas como um pilar fundamental para a preservação da democracia, da coesão social e dos direitos humanos.
O VII Congresso Literacia, Media e Cidadania desafia por isso a comunidade académica, os profissionais dos media, os decisores políticos e a sociedade civil a refletirem coletivamente sobre a literacia mediática em torno dos Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos.
Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o presente congresso será acreditado para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial.
















Seguindo um modelo de dois dias de debate e partilha de conhecimento, o VII Congresso Literacia, Media e Cidadania surge estruturado com vários momentos cruciais:
- conferências de peritos convidados a inaugurar cada um dos dias do congresso;
- sessões plenárias;
- dois blocos (um por dia) para comunicações livres dedicadas não só ao tema central do congresso, mas também às múltiplas temáticas que o chapéu da literacia mediática pode englobar;
- um bloco de workshops .
Durante as pausas para café, as refeições e o programa social, o congresso pretende ainda proporcionar condições aos participantes para que, de forma mais informal e descontraída, realizem momentos de partilha, através de um verdadeiro networking.