Em atualização

Adeline Hulin (keynote speaker)
Chefe da Unidade de Literacia Mediática e Competências Digitais (Media and Information Literacy and Digital Competencies) na sede da UNESCO. Trabalhou no Gabinete de Ligação da UNESCO em Bruxelas, onde liderou a implementação de projetos globais da UNESCO, tais como o Social Media 4 Peace, tendo sido também responsável pela parceria com instituições da União Europeia em matéria de liberdade de expressão e assuntos digitais. Anteriormente, trabalhou no Gabinete do Representante para a Liberdade dos Media da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), em Viena. É autora de um working paper do RSC para o Instituto Universitário Europeu intitulado “Statutory media self-regulation: beneficial or detrimental for media freedom", e escreveu a monografia "Autorégulation des médias en Europe: impact, perspectives et limites".

Carla Ganito
Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas-UCP, e coordenadora das relações internacionais. É investigadora principal do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da FCH-UCP, onde coordena o Grupo de Investigação DIGLIT – Literacia Digital e Mudança Cultural. É também cocoordenadora da Pós-Graduação em Comunicação e Transformação Digital. As suas áreas de investigação e docência são os media digitais, as comunicações móveis, género e tecnologia, transformação digital e cibercultura. A sua investigação assenta atualmente em 3 grandes eixos: o papel dos media alternativos no ecossistema mediático; a intersecção entre tecnologia, género e envelhecimento; e inteligência artificial e memória.

Maria José Brites
Professora Associada com agregação na Universidade Lusófona e membro da Direção do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias - CICANT. Tem dirigido projetos nacionais e europeus na área das literacias críticas – incluindo o projeto Jovens, Notícias e Cidadania Digital/Youth, News and Digital Citizenship - YouNDigital (PTDC/COM-OUT/0243/2021) – e coordena o mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital e o MeLCi Lab – Media Literacy and Civic Cultures Lab. Em 2025 foi apontada como assessora científica do Plano Nacional de Literacia Mediática, coordenado pela Estrutura de Missão para a Comunicação Social – #PortugalMediaLab.

Paul Mihailidis (keynote speaker)
Reitor interino e professor de Jornalismo e Media Cívicos na Faculdade de Comunicação da Emerson College, em Boston, Massachusetts. É diretor fundador do programa de Mestrado em Design de Media, membro sénior do Emerson Engagement Lab, e presidente do corpo docente e diretor da Salzburg Academy on Media and Global Change. Publicou 8 livros e mais de 80 artigos e capítulos de livros sobre a intersecção entre a literacia mediática, os media cívicos e o envolvimento na cultura digital. É doutorado pela Faculdade de Jornalismo Philip Merrill da Universidade de Maryland, mestre pela Universidade de Stirling e licenciado pela Universidade de Massachusetts, Amherst.

Vanessa Rodrigues
Realizadora, jornalista, investigadora, educadora em literacia dos média e professora universitária. Viveu cinco anos em São Paulo como correspondente da TSF, Diário de Notícias e Notícias Magazine, período em que viajou pela Amazónia brasileira num projeto sobre comunidades locais. Trabalhou na Jordânia como pesquisadora e co-argumentista num documentário sobre refugiados palestinianos, e estudou documentário no Brasil e em Cuba. É doutorada em Estudos de Comunicação para o Desenvolvimento (Universidade Lusófona) e tem explorado questões sociais, ecofeminismo, memória, comunicação e ativismo através de documentários, reportagens e áudio-documentários. O seu trabalho inclui "Baptismo de Terra" (Brasil, 2017), "As Guardiãs de Sementes" (Guiné-Bissau, 2022) e "O Feitiço de Areia" (Portugal/Moçambique, 2025), apoiado pelo ICA. O áudio-documentário "Palestina, Diários de um lugar incerto" (TSF, 2014) recebeu menção honrosa no Prémio UNESCO – Direitos Humanos & Integração. É investigadora integrada no CICANT, onde participa nos projetos FEMglocal e YouNDigital. Tem trabalhos assinados no The Guardian, Público, Visão, Antena 1, TSF, Diário de Notícias, entre outros, e publicou o livro-reportagem sobre mulheres na prisão "Ala Feminina" (Desassossego, 2018).