27 e 28 de novembro de 2025 – Coimbra
Call for Papers
A rápida transformação do ecossistema mediático, impulsionada pela digitalização acelerada e intensificada pela polarização social, tem reconfigurado de forma profunda os modos de comunicação, a perceção da realidade e os valores cívicos e sociais. Os processos algorítmicos das plataformas digitais, e em particular o uso intensivo das redes sociais, têm remodelado os comportamentos individuais e coletivos, gerando dependência tecnológica e bolhas informativas que dificultam o diálogo social.
Esta dinâmica, centrada na captação da atenção, favorece a proliferação de narrativas contraditórias e manipuladoras, conduzindo à desinformação, fragmentação e polarização da opinião pública. Neste contexto, as narrativas mediáticas, outrora alicerçadas em padrões profissionais reconhecidos e legitimados socialmente, veem-se desafiadas por novos atores, conteúdos e formatos que subvertem as fronteiras entre factos e opiniões, e entre a informação jornalística e outros domínios da comunicação.
Esta desestruturação do campo narrativo não só fragiliza as práticas profissionais da comunicação, como também pode minar a confiança pública na informação e nos próprios media. Perante a fragmentação do espaço público e a perda de referências comuns, torna-se imperativo promover discursos que defendam valores universais, como a paz e a dignidade humana. Assim, a literacia mediática assume um papel essencial, não apenas como uma ferramenta de capacitação individual, mas como um pilar fundamental para a preservação da democracia, da coesão social e dos direitos humanos.
Neste cenário, o VII Congresso Literacia, Media e Cidadania, que decorrerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, na cidade de Coimbra, propõe uma reflexão urgente e multidimensional em torno de três eixos estruturantes:
As propostas de comunicação deverão obedecer aos seguintes requisitos:
Esta edição pretende ser uma oportunidade de encontro e partilha entre:
No final do encontro, prevê-se o desenvolvimento de uma publicação em torno dos contributos, conclusões, projetos e resultados de trabalhos nestes eixos temáticos.
Notas importantes:
– Cada participante só poderá apresentar comunicação se estiver inscrito no congresso;
– Cada participante só poderá apresentar uma comunicação como primeiro autor e uma segunda proposta como segundo ou terceiro autor;
– Não serão publicadas no Livro de Atas as comunicações (apresentações orais ou posters) que não forem apresentadas pelo respetivo autor ou co-autor no Congresso;
– A Comissão Organizadora não aceita que as comunicações orais ou posters sejam apresentados por terceiros.
CALENDÁRIO
Chamada de Trabalhos – Apresentação de propostas: 15 de setembro de 2025
Decisão de aceitação: 30 de outubro de 2025
Fim do período normal de inscrição no congresso: 30 de outubro 2025
Apresentação de textos finais para publicação em livro: 31 de dezembro de 2025
E-mail de contacto para questões/dúvidas: comunicacoes.lmc@gilm.pt
Ao navegar neste website, concorda com a nossa Política de Cookies e Política de Privacidade.