Keynote speakers

Adeline Hulin
Chefe da Unidade de Literacia Mediática e Competências Digitais (Media and Information Literacy and Digital Competencies) na sede da UNESCO. Trabalhou no Gabinete de Ligação da UNESCO em Bruxelas, onde liderou a implementação de projetos globais da UNESCO, tais como o Social Media 4 Peace, tendo sido também responsável pela parceria com instituições da União Europeia em matéria de liberdade de expressão e assuntos digitais. Anteriormente, trabalhou no Gabinete do Representante para a Liberdade dos Media da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), em Viena. É autora de um working paper do RSC para o Instituto Universitário Europeu intitulado “Statutory media self-regulation: beneficial or detrimental for media freedom", e escreveu a monografia "Autorégulation des médias en Europe: impact, perspectives et limites".

Lee Edwards
Lee Edwards é professora de "Strategic Communications and Public Engagement" na London School of Economics. Dedica-se especialmente à relação entre a comunicação estratégica e as desigualdades, justiça social, democracia e literacia mediática. Escreve de forma aprofundada sobre temas como a participação deliberativa na definição de políticas públicas de comunicação social, literacia mediática, relações públicas e democracia.

Paul Mihailidis
Reitor interino e professor de Jornalismo e Media Cívicos na Faculdade de Comunicação da Emerson College, em Boston, Massachusetts. É diretor fundador do programa de Mestrado em Design de Media, membro sénior do Emerson Engagement Lab, e presidente do corpo docente e diretor da Salzburg Academy on Media and Global Change. Publicou 8 livros e mais de 80 artigos e capítulos de livros sobre a intersecção entre a literacia mediática, os media cívicos e o envolvimento na cultura digital. É doutorado pela Faculdade de Jornalismo Philip Merrill da Universidade de Maryland, mestre pela Universidade de Stirling e licenciado pela Universidade de Massachusetts, Amherst.
Oradores
(em atualização)

Annemieke Akkermans
Consultora sénior em Estratégia e Desenvolvimento Educativo. Lidera o esforço da Lie Detectors para integrar a literacia mediática em todos os currículos de formação de professores. Lidera também o departamento de TI e estudos de média na Escola Nelson Mandela, em Berlim, e trabalhou no State Institute for School and Media, de Berlim-Brandemburgo (LISUM). Ocupou cargos de direção em emissoras internacionais e formou-se em ciências da comunicação e pedagogia.

Bojan Georgievski
Gestor de projetos no Instituto de Estudos da Comunicação em Skopje, República da Macedónia do Norte. Tem um mestrado em Direito Internacional e liderou vários projetos financiados pela União Europeia, pelos EUA e por organismos internacionais no Instituto, tais como o projeto Educação Mediática Inclusiva e Criativa (ICME), YouThink e outros. É especialista em literacia mediática, privacidade e proteção de dados, ativismo social e direitos humanos.

Carla Ganito
Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas-UCP, e coordenadora das relações internacionais. É investigadora principal do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da FCH-UCP, onde coordena o Grupo de Investigação DIGLIT – Literacia Digital e Mudança Cultural. É também cocoordenadora da Pós-Graduação em Comunicação e Transformação Digital. As suas áreas de investigação e docência são os media digitais, as comunicações móveis, género e tecnologia, transformação digital e cibercultura. A sua investigação assenta atualmente em 3 grandes eixos: o papel dos media alternativos no ecossistema mediático; a intersecção entre tecnologia, género e envelhecimento; e inteligência artificial e memória.

Charles Bradley
Gestor da equipa de Trust Strategy da Google, liderando iniciativas para aumentar a responsabilidade e a confiança em produtos-chave como a Pesquisa, Notícias, Mapas e Assistente. Anteriormente, fundou e liderou a Adapt, uma consultora de políticas digitais, aconselhando empresas tecnológicas sobre princípios de confiança e segurança e estruturas de direitos humanos. Desempenhou também funções de diretor executivo da Global Partners Digital (GPD), estando à frente do trabalho em segurança online e de responsabilidade de intermediários na EMEA, SSA e APAC.

Hugo Simões
Doutorado em Estudos da Criança, com especialização em Educação Física e Saúde Infantil pela Universidade do Minho. Com uma carreira sólida como professor de Educação Especial e subdiretor no Agrupamento de Escolas de Ílhavo, destaca-se pelo seu trabalho na prevenção do bullying, tema sobre o qual tem desenvolvido investigação reconhecida nacional e internacionalmente, com diversas publicações científicas e apresentações em congressos. É também treinador de karate, área que integra na sua prática educativa como ferramenta de promoção do bem-estar e da resiliência entre jovens. Colabora com centros de investigação como o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho e o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, mantendo uma presença ativa na formação de professores, consultoria pedagógica e promoção de práticas educativas inovadoras, com especial enfoque na cidadania digital, inteligência artificial na educação e inclusão escolar.

Isabel Baptista
Isabel Baptista é Conselheira de Cibersegurança na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas, onde acompanha os principais dossiês de política digital e de cibersegurança em contexto europeu. Anteriormente, integrou o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), onde colaborou em áreas como a implementação da estratégia nacional de cibersegurança, projetos de sensibilização e capacitação, observatórios temáticos e iniciativas interinstitucionais no domínio do digital e da cibersegurança. Tem desenvolvido trabalho na promoção da participação de raparigas e mulheres na cibersegurança e colabora regularmente em atividades de formação e docência nestas áreas. Combina uma visão estratégica das políticas públicas com um forte compromisso com a inclusão, a capacitação e a construção de um ecossistema digital mais seguro e representativo.

Maria José Brites
Professora Associada com agregação na Universidade Lusófona e membro da Direção do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias - CICANT. Tem dirigido projetos nacionais e europeus na área das literacias críticas – incluindo o projeto Jovens, Notícias e Cidadania Digital/Youth, News and Digital Citizenship - YouNDigital (PTDC/COM-OUT/0243/2021) – e coordena o mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital e o MeLCi Lab – Media Literacy and Civic Cultures Lab. Em 2025 foi apontada como assessora científica do Plano Nacional de Literacia Mediática, coordenado pela Estrutura de Missão para a Comunicação Social – #PortugalMediaLab.

Matia Losego
Após um percurso no associativismo juvenil e no ativismo estudantil, Matia Losego é, desde 2011, educador e youth worker em temas ligados à educação para os direitos humanos, à educação não formal e à promoção da participação juvenil. É, desde 2019, diretor do departamento de juventude e educação para os direitos humanos na Amnistia Internacional Portugal e colabora com associações juvenis locais, entidades públicas a nível nacional, o Movimento contra o Discurso de Ódio, agências nacionais dos programas europeus de juventude, a rede europeia DARE - Democracy and Human Rights Education in Europe e o Departamento de Juventude do Conselho da Europa.

Matteo Bergamini
Matteo Bergamini MBE é o fundador e CEO da Shout Out UK, uma empresa social premiada que oferece formação independente em educação política e mediática, bem como campanhas dedicadas ao envolvimento democrático e ao combate à desinformação online, adaptadas à cultura e aos contextos locais. Foi nomeado MBE pelo Rei Carlos III pelos Serviços à Caridade, Empreendedorismo Social e Educação nas Honras do Aniversário do Rei de 2023. Matteo foi indicado para o Conselho de Consultores de Literacia Jornalística da NewsGuard (2023) e é membro do Conselho Editorial do Digital Citizenship Map. Em 2018, foi selecionado pela embaixada dos EUA em Londres para participar no International Visitor Leadership Program (IVLP) e, em 2021, foi adicionado à lista Forbes Under 30 Social Impact. Em 2020, organizou a Semana do Registo Eleitoral de Londres. Matteo participou, ainda, na campanha anti-desinformação da Verified UN, foi ouvido como especialista na Câmara dos Lordes e coordenou o Youth Leaders Debate, do Channel 4, em 2015, e o APPG da Literacia Política, lançado em 2021. É licenciado em Política e História e tem uma especialização em Direito.

Nikki Soo
Nikki Soo é responsável pela área de Safety and Well-being Public Policy na Equipa Europeia de Políticas Públicas do TikTok. Lidera e está envolvida em várias questões de segurança do setor, como desinformação, comportamento de ódio e bem-estar digital. Antes de se juntar ao TikTok, Nikki trabalhou no meio académico durante mais de 10 anos, especializando-se nos efeitos da tecnologia digital na sociedade, nos media e na cultura.

Telmo Gonçalves
Vogal do Conselho Regulador da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social desde 7 de novembro de 2023. Iniciou funções como técnico superior nesta entidade em 2006, onde também exerceu funções dirigentes. Foi professor de Jornalismo e Comunicação do Ensino Superior (Escola Superior de Comunicação Social e Escola Superior de Educação de Portalegre). Pós-graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Mestre em Estratégia pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (2003); Licenciado em Ciências da Comunicação, com especialização profissional em Jornalismo pela Universidade Autónoma Luís de Camões (1994). Enquanto investigador académico participou em diferentes projetos de investigação e tem vários estudos e artigos publicados na área dos estudos dos média e do jornalismo.

Tiago Carrasco
Escolheu ser jornalista aos nove anos. Venceu o Prémio Gazeta Multimédia e é autor de três livros – dois deles à descoberta de África e do Médio Oriente. Cobriu os conflitos na Ucrânia, na Síria, na Cisjordânia e na Líbia, entre outros, acompanhou o drama dos refugiados e a ascensão da extrema-direita europeia. Tem-se dividido entre Portugal e a Alemanha e escreve para publicações como o Expresso, a Sábado e o Público, colaborando ainda como repórter e produtor local com meios internacionais como o New York Times, a BBC e a ZDF. Foi três vezes galardoado com o Prémio de Jornalismo Luso-Alemão, uma vez com o Prémio de Imprensa “Desporto com Ética” e recebeu duas menções honrosas no Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração. Foi ainda recipiente de bolsas de jornalismo de investigação da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Goethe.

Vanessa Rodrigues
Realizadora, jornalista, investigadora, educadora em literacia dos média e professora universitária. Viveu cinco anos em São Paulo como correspondente da TSF, Diário de Notícias e Notícias Magazine, período em que viajou pela Amazónia brasileira num projeto sobre comunidades locais. Trabalhou na Jordânia como pesquisadora e co-argumentista num documentário sobre refugiados palestinianos, e estudou documentário no Brasil e em Cuba. É doutorada em Estudos de Comunicação para o Desenvolvimento (Universidade Lusófona) e tem explorado questões sociais, ecofeminismo, memória, comunicação e ativismo através de documentários, reportagens e áudio-documentários. O seu trabalho inclui "Baptismo de Terra" (Brasil, 2017), "As Guardiãs de Sementes" (Guiné-Bissau, 2022) e "O Feitiço de Areia" (Portugal/Moçambique, 2025), apoiado pelo ICA. O áudio-documentário "Palestina, Diários de um lugar incerto" (TSF, 2014) recebeu menção honrosa no Prémio UNESCO – Direitos Humanos & Integração. É investigadora integrada no CICANT, onde participa nos projetos FEMglocal e YouNDigital. Tem trabalhos assinados no The Guardian, Público, Visão, Antena 1, TSF, Diário de Notícias, entre outros, e publicou o livro-reportagem sobre mulheres na prisão "Ala Feminina" (Desassossego, 2018).